quarta-feira, 14 de março de 2012

CÉLULA PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA

As células são as menores porções vivas de um ser vivo. Elas podem ser comparadas a tijolos de uma casa. Cada tijolo de uma casa, seria uma célula de um ser vivo pluricelular.
Porém, o que são células Eucariontes e Procariontes ? Quais são as diferenças ? Você quer saber ? Então , continue lendo…
procarionte.png As células procariontes ou procariotas  ( a figura a sua esquerda) são diferentes das eucariontes . Sua maior diferença é que as células procariontes não possuem carioteca. A carioteca é uma membrana que separa o material genético do citoplasma. As células eucariontes ou eucariotas (a figura logo abaixo) possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da célula.




eucarionte1.jpgVeja bem: em ambas células existe o material genético, mas nas procariontes este está “boiando” no citoplasma. E na célula eucarionte, o material genético está no núcleo – separado pela carioteca do restante da célula.
As células procariontes não possuem certas organelas , como: a mitocôndria, o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático. As bactérias e as algas azuis possuem este tipo de células. Já os fungos, as plantas e os animais possuem células eucariontes.

FONTE:http://dicasdeciencias.com/2008/02/26/eucariontes-e-procariontes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário