segunda-feira, 19 de março de 2012

CÉLULA EUCARIONTE


Célula Eucarionte
1. Célula Eucarionte
Estas células possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula. Como modelo de células eucariontes, veremos uma célula animal e uma célula vegetal.

A. A Célula Animal 

As estruturas das células

           MEMBRANA PLASMÁTICA




Como todas as células, possui uma membrana celular (membrana plasmática)..
Sua composição química é lipoproteica, sendo 75% de proteínas e 25% de gorduras. A membrana controla a entrada e saída de substâncias da célula, mantendo quase constante a composição do seu meio interno. Possui permeabilidade seletiva, permitindo a livre passagem de algumas substâncias e não de outras. Engloba partículas (endocitose) por fagocitose (partículas grandes) ou por pinocitose(partículas pequenas e gotículas).
                                      
  CIPTOPLASMA







O Citoplasmaé todo o conteúdo compreendido entre a membrana e o núcleo.o citoplasma é formado pelo citossol e pelas organelas.
O citossol é fluido que geralmente apresenta uma consistência de gel. É composto por um conjunto de Substâncias, tais como proteínas e açucares, dispersos em água.
AS organelas são estruturas especializadas com aparência características e que desempenham funções específicas no interior da célula,. Existem organela especializadas em digestão, na respiração ou na produção de proteínas.A maioria das organelas são revestidas por membrana.
 NÚCLEO




   Núcleo: é a estruturas celular, que comanda a maioria das atividades da célula, ultilizado as instruções fornecidas pelos genes.

 
Funções dos organóides( ORGANELAS) celulares


  •  MITOCÔNDRIAS-participa do processo de respiração celular, liberando energia para a célula.
                                                         LISOSSOMOS

  • LISOSSOMOS- no interior dos lisossomos há enzimas digestivas. A principal função dessa organela é participar da digestão intracelula. 


RETÍCULO ENDOPLAMÁTICO
 
O retículo endoplasmático (RE) é formado por um extenso sistema de túbulos e vesículas revestidas por membrana lipoproteica. As cavidades deste sistema são chamadas cisternas do RE. Algumas partes têm ribossomos aderidos (RE rugoso ou granular, também chamado ergastoplasma) e outras partes não os possuem (RE liso). As funções dos dois tipos são diferentes, e a proporção de cada um depende dos papéis metabólicos da célula. O RE permite a distribuição de substâncias pelo interior da célula. O RE rugoso é sede de intensa síntese de proteínas. O RE liso produz lipídios,.


CENTRÍOLOS

CENTÍOLOS- são estruturas cilíndricas e que, geralmente , se apresenta em pares. Sãoformados por pequenos ubos de proteínas. As principais funções relacionan-se ao processo de divisão celular. aos movimentos celulares e a formação dos cílios e flagelos.


                                                        COMPLEXO GOLGIENSE


O COMPLEXO DE GOLGI é constituído por vesículas achatadas ou esféricas, empilhadas e revestidas por membrana lipoproteica. Nas células animais, geralmente está próximo do núcleo. Relaciona-se com a concentração e o armazenamento de substâncias produzidas pelas células e com a transferência destas substâncias para grânulos nos quais serão eliminadas da célula. Participam, portanto, da secreção celular.




                                                                   RIBOSSOMOS


RIBOSSOMOS- estrutura pequena formada de RNA e proteínas.Sua função e s síntese de proteínas.






B. Célula Vegetal




 
A organização eucariótica da célula vegetal é muito parecida com a da célula animal, apresentando muitas organelas comuns, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, ribossomos, entre outras.
A célula vegetal apresenta estruturas típicas, como a membrana celulósica que reveste externamente a célula vegetal, sendo constituída basicamente de celulose.





Uma outra estrutura que caracteriza a célula vegetal é o cloroplasto, organela na qual ocorre a fotossíntese.
Cloroplasto

Na verdade, os cloroplastos são, entre outras, organelas que podem ser classificadas como cromoplastos, pois são organelas que possuem pigmentos (substâncias coloridas) que absorvem energia luminosa para a realização da fotossíntese.
Entre os cromoplastos, além do cloroplasto que contém clorofila (pigmento verde), existem os xantoplastos, que contém xantofila (pigmento amarelo), os eritroplastos, que contém a licopeno (pigmento vermelho), e assim por diante.
Quando os plastos não possuem pigmentos coloridos, são chamados de leucoplastos, como os amiloplastos que armazenam amido.
Observe, no esquema da célula vegetal, que o vacúolo é uma organela com dimensões maiores que na célula animal e ocupa grande parte do hialoplasma da célula.
Podemos diferenciar a célula vegetal da célula animal também pela ausência dos centríolos nos vegetais superiores.
Celula vegetal
CÉLULA VEGETAL
.Fontes: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula-eucarionte.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário